Componentes de uma vacina


Componentes de uma vacina


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas salvam milhões de vidas em todo o mundo todos os anos, ao reduzir "o risco de contrair doenças graças a que reforçam as defesas naturais do organismo e o ajudam a proteger-se" (OMS, 2022).

"As vacinas contêm fragmentos minúsculos do organismo causador da doença, ou as 'instruções' para fazer esses fragmentos" (OMS, 2019). Cada componente cumpre uma função específica e é estudado no processo de fabricação para verificar sua segurança.



1. Antígeno

É o componente ativo principal de uma vacina, que gera uma resposta imunológica. Pode ser uma pequena parte do organismo que causa a doença, ou o organismo completo e inativado. Com isso, o corpo pode aprender a se defender sem adoecer.


2. Conservantes

Esses compostos impedem que a vacina se contamine quando o frasco é aberto para vacinar mais de uma pessoa. O mais utilizado é o 2-fenoxietanol e seu uso é seguro devido à baixa toxicidade em seres humanos.





3. Estabilizantes

Responsáveis por impedir que ocorram reações químicas e que os componentes da vacina se adiram ao frasco. Podem ser açúcares como lactose e sacarose; aminoácidos e proteínas (OMS, 2019).


4. Sustâncias tensioativas

Mantêm todos os ingredientes da vacina misturados e evitam que os elementos na forma líquida se aglutinem.


5. Diluente

Corresponde ao líquido utilizado para diluir a vacina justo antes de ser utilizada. O mais comum é a água esterilizada.


6. Adjuvantes

Algumas vacinas contêm adjuvantes, uma pequena quantidade de sais de alumínio, como fosfato de alumínio, hidróxido de alumínio ou alúmen potássico. Estes melhoram a resposta imunológica à vacina, ao retê-la por mais tempo no local da injeção ou estimulando as células imunológicas locais.


Resumo


As vacinas desempenham um papel importante no conceito de saúde mundial ao reduzir o risco de doenças.

Segundo a OMS, os componentes de uma vacina são:

  1. Antígeno: o componente ativo principal de uma vacina, que gera uma resposta imunológica (uma pequena parte do organismo que causa a doença, ou o organismo completo e inativado).
  2. Conservantes: componentes que impedem que a vacina seja contaminada durante seu uso, como o 2-fenoxietanol.
  3. Estabilizantes: materiais como açúcares, aminoácidos ou proteínas, que evitam que os componentes se adiram ao frasco e que ocorram reações químicas.
  4. Substâncias tensoativas: evitam que os elementos na forma líquida se aglutinem, mantendo os ingredientes da vacina misturados.
  5. Diluente: líquido utilizado para diluir a vacina justo antes da vacinação (geralmente água esterilizada).
  6. Adjuvante: pequenas quantidades de sais de alumínio para melhorar a resposta imunológica à vacina, retendo-a por mais tempo no local da injeção ou estimulando as células imunológicas locais.


Continuar