Processo de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos
Introdução ao processo de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos
O desenvolvimento de novos medicamentos segue um processo rigoroso antes que os fármacos sejam produzidos, comercializados e prescritos aos pacientes.
Desde a pesquisa do novo composto químico com fins terapêuticos até a introdução do produto no mercado, podem passar entre 10 a 15 anos. As possibilidades de sucesso geralmente são baixas e os custos de investimento elevados. Por esse motivo, a infraestrutura de pesquisa deve ser da mais alta qualidade para alcançar resultados bem-sucedidos (Marovac, 2001).
Nesse processo, participam profissionais de diversas disciplinas científicas como bioquímicos, médicos, farmacologistas, toxicologistas, biólogos moleculares, químicos moleculares e até cientistas da computação (Marovac, 2001).
Três das principais agências internacionais que aprovam a produção e o uso de fármacos no mundo são: a FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos, a EMEA (European Medicines Agency) da Comunidade Econômica Europeia, e o Ministério da Saúde no Japão.
Resumen
O processo de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos pode levar entre 10 a 15 anos e requer profissionais científicos experientes, além de uma infraestrutura de pesquisa da mais alta qualidade.
As três principais agências internacionais que aprovam a produção e o uso de fármacos são:
- FDA dos Estados Unidos
- EMA da Comunidade Europeia
- Ministério da Saúde do Japão